Até agora, a Taça Guanabara ainda não surpreendeu. Não pelo mau futebol apresentado, muito menos pelos ainda assim classificados – escrevo antes do julgamento do Vasco, esperando um resultado positivo para o time da Colina.
Acho que dificilmente algum time teria embalo e ritmo para começar com uma excelente campanha, como faz o Palmeiras. Dá-se um prazo para ver as coisas funcionarem. Esperei um pouco para fazer comentários mais profundos, mas não me parece que ainda haja muita coisa para ser mudada.
Flamengo e Botafogo fizeram campanhas parecidíssimas, com resultados mas sem grandes atuações. Sempre contando com uma falha aqui e ali, uma sorte e uns acréscimos de lá, chegaram à fase final do turno. Ainda assim, me parecem favoritos para reeditar o último campeonato. E não é que o Josiel desencantou? Confesso não ser um grande fã desse jogador, muito pelo contrário. Ainda não o vejo como o camisa nove da Gávea, por ser inconstante e pouco habilidoso. No entanto, na fase que está Obina, e sem aproveitar Vandinho – o melhor deles, para mim- , o cabeludo acaba sendo o salvador da pátria.
O Vasco também não conseguiu grandes coisas, e esteja agora classificado ou não, ainda sofre com as mudanças bruscas de uma nova estrutura. Novo elenco, técnico, comissão, patrocínio, tudo. Apesar de todos os fatores contra, no entanto, me parece tomar o rumo certo e fazer um time ao nível de suas pretensões.
Me surpreende, no entanto, o Fluminense. Se classificou, chegou às semifinais da Taça Guanabara, tudo bem. Por outro lado, ainda acho que toda essa confusão envolvendo o Vasco ajudou o Fluminense a passar de fase, intencionalmente ou não.
Sejam qual forem os confrontos, ainda acho que Flamengo e Botafogo estão um pouco acima dos demais e devem decidir não só o turno, mas o campeonato.