Contador Grátis

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Especial Vasco

O fim-de-ano foi o momento do épico, do impossível, do que quebra a cara dos descrentes. E, por isso, vou lançar posts especiais de cada time. Eles serão divididos em 4 seções, para contrapor ideias e eu poder dar minha opinião. Não se preocupem, crianças: As seções serão rigorosamente as mesmas para os quatro, criando a neutralidade. Se é para ver pontos, vamos fazê-lo de forma metódica para não dar problema.

Por que o Vasco, logo hoje?

Para começar a série, nada melhor do que falar do Vasco, que assinou a papelada de volta para casa. Como no conto do filho pródigo, o time de São Janu largou a boa vida para passar por onde não se fazia necessário. Enfrentou dilemas, conflitos, brigas internas e crises. Mas está de volta, ainda mais forte do que quando deixou a elite, nos braços da galera.

Tudo que a gente pode colocar como um "ah, mas..." da temporada 2009:

- Como era o único time grande, não tinha dificuldades para se impor dentro do campeonato.

- Como os outros eram pequenos, o Vasco não teve um grande adversário.

- Os resultados foram apertados em boa parte do campeonato.


OK, agora vamos falar de coisa boa:

- A torcida foi crítica quando deveria, mas não abandonou o time em um momento sequer. E nas horas importantes, então...

- A diretoria Roberto Dinamite transforma o Vasco, pelo menos aparentemente, no clube sério e bem gerido que deveria ser. O Vasco é muito grande para aturar Eurico e cia. Dinamite deu um show de competência!

- O comprometimento do elenco. TODOS os jogadores souberam valorizar a camisa que vestem, mesmo que uns ou outros não tivessem competência para fazer parte do grupo. Do craque ao mais limitado, todos deram sangue pela causa. E deu certo, né?

- As contratações 08/09 foram, em grande parte, acertadas.


Contratações

O Vasco contratou e dispensou em larga escala. Apesar dos altos números, acho que foi proporcional para adaptar um time "Série B" para um time "Série A". Gosto bastante das contratações de Leo Gago, Rafael Carioca, aprovo a vinda de Marcio Careca para a esquerda, Rafael Coelho para o ataque e tenha minhas (muitas) dúvidas em relação a Dodô e Jumar. O resto é água de salsicha.

Para 2010...

O time-base do Vasco é forte candidato ao Estadual e mesmo ao título na Copa do Brasil. Para o Campeonato Brasileiro, vejo um time que ficará na metade de cima da tabela, com uma boa campanha (tipo Avaí e Palmeiras deste ano). A defesa é razoável, o meio é forte e o ataque vai depender da boa vontade do Dodô e do rendimento dos ex-jogadores de clubes menores.

Editorial

Quero, deixar claro que, propositalmente, esperei para citar Carlos Alberto neste espaço. Tudo que eu tenho para falar dele é um pouco pessoal, apesar de ser "baseado em fatos reais". Colocar o que escrevi abaixo como um tópico ali em cima seria altamente irresponsável.

Até meados deste ano eu não gostava do camisa 19. Aquela coisa do estereótipo, "não gosto de jogador 'bad boy' ". E não é que tenha sido de graça, ele me deu motivos para isso durante a sua carreira. Acontece que desde sua chegada ao Vasco ele mudou, e como!

Tornou-se o homem-forte do grupo, um líder. Ele é o cara que "puxa para si a responsabilidade" quando o bicho pega. Parou, aos poucos, de se estressar com o tanto que apanha em campo e seu foco foi apenas o Vasco. A bola e o Vasco. Como usar a primeira para ajudar o segundo? Ele descobriu. E jogou muito. Mesmo.

Minha ideia já mudou. E só para completar e mostrar que Carlos Alberto e Vasco vivem uma paixão, destaco aqui um pouco do que o próprio Carlos Alberto disse na coletiva de imprensa pós-subida:

"Hoje posso dizer que sou vascaíno. Quando o Werder me chamou para voltar (no meio do ano), cheguei pessoalmente para negociar e disse 'Se eu voltar, saibam que serei muito infeliz aqui'. E vocês sabem como eu sou quando estou infeliz, né? Caso não tivesse opção, pensei em fazer uma loucura: usar a camisa do Vasco por baixo da do Werder Bremen, para mostrá-la assim que possível. Eu sei que a punição seria pesada, mas eu faria isso tranquilamente."

Nenhum comentário: