Contador Grátis

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Especial Fluminense

Por que o Flu, logo hoje?

A decisão de colocar Fluminense e Flamengo no mesmo dia (mais tarde, vem o Especial Fla) não foi lá muito pensada. Foi pela simples proximidade com o Campeonato Carioca e a eminência de contratações. Estes, aliás, são tópicos que vou acrescentar aos Especiais já publicados. Vamos lá!

O ano do Fluminense não foi lá essas coisas. Para que houvesse um final feliz (e como!), o torcedor sofreu muito. Viu o Carioca e a Copa do Brasil irem embora sem um bom futebol, e por pouco o Brasileiro não lhe dá o desprazer do rebaixamento. Porém, após, 9 meses de espe-ra, a criança nasceu e o futebol apresentado pelo "novo Flu" foi de encher os olhos.


Tudo que a gente pode colocar como um "ah,mas..." da temporada de 2009:

- As muitas trocas de técnico

- A manutenção de jogadores que já eram reservas desde o início da temporada e nunca convenceram ninguém. Tá bom, serei direto: Fabinho, Cássio, Xandão (o que ele foi fazer no São Paulo?Meu Deus!)

- A enrolação de Fred e a novela Leandro Amaral, que comeu dos cofres tricolores quase 700 mil reais por alguns meses sem que qualquer um deles entrasse em campo.


Ok, agora vamos falar de coisa boa

A entrada de Cuca, tão contestada (por mim, inclusive), foi fundamental. Não que ele seja um técnico maravilhoso, continuo não sendo convencido por ele. Mas a renovação que ele promoveu na equipe, afastando os perebas e promovendo bons jogadores da base, foi a chave para a reação magnífica do time. Valores como Maicon e Digão apareceram para desbancar medalhões de pouco futebol. Já vai tarde, Luis Alberto!

Contratações

O Fluminense seguiu a onda da "barca dos inúteis" e das "contratações cirúrgicas", o que me parece o ideal. Sem muito alarde, a equipe tirou todos os jogadores ruins que levaram o Fluminense àquela situação periclitante e emprestou quem ainda "tem volta". Para renovar o estoque, trouxe jogadores bons (nada de muito escândalo) e foi o time que contratou pouco e bem. Júlio César, Ewerton e Willians são jogadores de qualidade e que trarão ainda mais velocidade ao time. Lamento apenas a vinda de Thiaguinho, que pertence à panela do Cuca, mas isso faz parte do futebol.

Para 2010...

O ano tricolor começa em alto astral. A equipe estreia no Campeonato Carioca fortalecido pelo fim do último ano e bem reforçado. Está com o favoritismo para a conquista do Estadual e mesmo a Copa do Brasil é bem possivel. Para o Brasileirão, vamos esperar para não queimar a língua. Acho até que o time tem chances de terminar lá em cima, mas a última coisa que o tricolor quer, atualmente, é gente dizendo o que vai ou não vai acontecer. Tô certo?

Editorial


Muito me impressionou a humildade com que o Flu conduziu sua reação. Tudo bem, a iminência de queda para a Segundona não permitia muitas vaidades, mas todos perceberam que o Flu era momentaneamente um dos melhores do Brasil. Os jogadores sabiam disso, Fred sabia disso. Nem assim, subiram no salto. O Fluminense conduziu sua reação como o Flamengo fez em 2007, saindo do penúltimo ao 3º lugar. Muita raça, muita disposição, sem "sanguessugas" e no embalo da torcida. Foi de arrepiar!
Parabéns, Fluminense!

Nenhum comentário: