Contador Grátis

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Um UPA no futebol do Rio

Amigos e leitores do DLNB,

1988 marca a última vez em que o futebol brasileiro teve mais do que 4 times cariocas em sua elite. Há 22 anos, América e Bangu caíam pelas tabelas para até hoje não retornar. De uma época em que os dois suburbanos chegavam às beiras de um título nacional, só ficaram as lembranças de quem viu.

Eu sei que este tema é recorrente aqui no DLNB, mas tive o "insight" manjado de sacar o trocadilho das UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) com a expressão que as crianças costumeiramente usam para falar de abraço. E por se tratarem de duas coisas completamente diferentes, acabam se aproximando em algum sentido.


"Dar um UPA" em uma causa é, de certa forma, tratar da reabilitação daquilo que adoeceu ou parece sem retorno. E se há alguém que precise de um upa ONTEM é o futebol do Rio. E não falo dos quatro grandes, mas do retorno dos clubes "alternativos" a tempos mais generosos.

Por isso, retorno com força ao projeto "Duque de Caxias", incluindo um apêndice ao Macaé Esporte Clube - time que morreu nas areias da sua ascensão à série B, afogado de pé pelo grande Criciúma. Do que falei antes para o que falo hoje, a diferença é o foco: Não mais a presença da torcida, mas a presença física e de espírito das diretorias que podem bancar uma mudança pró-Rio. É simples, benéfico pra todo mundo e estreita as relações entre clubes. Dar um upa no amiguinho é sempre legal!
Tudo bem, eu sei que a politicagem existe e dita regras, mas vamos parar só um pouquinho para pensar. Pensa você comigo, vai. Se quiser pega papel e caneta para anotar e fazer contas, só na base da suposição...

- Se você torce para um dos quatro do Rio, quantos jogadores tem o elenco do seu time?
- Quantos são realmente utilizados?
- Dos outros, quantos recebem altos salários para não jogar?
- O que representaria HOJE priorizar a base do clube nessas posições de suplente enquanto estes jogadores mantém sua atividade em outro clube por empréstimos irrisórios?
- Não seria uma bela economia se pelo menos 200 mil reais fossem enxugados/mês da folha?
- AGORA SIM: QUANTOS DELES NÃO TÊM UMA VAGUINHA NO DUQUE OU, QUE SEJA, NO MACAÉ?

Tá entendendo? O Duque e o Macaé seriam como as UPAs do futebol carioca! Ganhariam um elenco mais qualificado, pagando apenas parte (ou até a totalidade, em um ou outro caso) dos salários dos atletas e manteriam-nos em atividade. Enquanto isso, seu clube promove novos talentos e enxuga sua folha salarial. Isso sem falar nos investimentos que viriam com os resultados ou com a simples promoção destes clubes. Pelo visto não tem ninguém se prejudicando nessa história. Ganham os quatro, ganham os dois, ganha o futebol do Rio.

Para sair do papel e ir para a prática, vou dar exemplos:

Goleiros: Vinícius (tirado do próprio Duque pelo Flamengo após caso Bruno); Renan ou Luís Guilherme (reservas do Botafogo) e Tiago (reserva do Vasco)

Defensores (zaga e lateras): Thiago Salles ou Cássio (Fluminense); Douglas e Ernani (Vasco); Edson ou Alex (Botafogo)

Volantes e meias: Michael (Flamengo); Tartá e Willians (Fluminense); Jumar. Magno e Caíque (Vasco); Araruama (ex-Olaria, lembra?), Gérson e Elizeu (Botafogo)

Atacantes: Leandro Amaral e Cristian Borja (Flamengo); Nilson e Bruno Paulo (Vasco)


É claro que não iria todo mundo, se não os próprios clubes se desfalcam. Agora, se pelo menos metade destes jogadores fosse emprestado ao custo da metade do seu salário, teríamos um elenco mais qualificado para os "novos pequenos". Juntos dos que já estão por lá, a ascensão me parece consequência. Só uma ideia, só uma ideia....


Upas a todos e até a próxima!

2 comentários:

Guilherme Moraes disse...

Compartilho essa opinião e acho que seria uma boa ideia Bernardo. Porém, nem tudo são flores. Então eu te pergunto: será que alguns jogadores como Leandro Amaral, Tartá e Michael aceitariam jogar nesses times? Eu acho que não.

Parabéns pelos textos cara, são realmente muito bons. Abraço.

FFreitas disse...

Show de Bola! Show de idéia! Acho que esse movimento deveria começar na Federação de Futebol do Rio, que até onde eu sei, não faz nada para ajudar o nosso Futebol!