Contador Grátis

domingo, 30 de novembro de 2008

Ladainha

Todo ano, quando o campeonato vai chegando no finzinho, começa aquela discussão sobre a estrutura (ou a falta dela) nos clubes. Sem dúvida, ela é um fator importantíssimo para o sucesso de uma equipe. Mas será só isso?

Se estrutura fosse solução, os Atléticos Mineiro e Paranaense estariam bem melhor, já que têm uma infra-estrutura de primeiro mundo. Mais do que isso, é necessário ter uma diretoria competente e um planejamento mínimo.

Quando a diretoria deixa a desejar em um destes quesitos, acontece o que aconteceu com muitos clubes grandes da série A. Não houve um planejamento que desse conta das competições mais importantes. Por isso Vasco e Santos dependem de um ou dois jogadores e o Botafogo não consegue terminar bem as competições que disputa.

Pode ser também que exista o planejamento, a estrutura e a seriedade, mas não sejam adequados à realidade que se vive. É só ver a Portuguesa: um time com tudo que é necessário para subir da série B para a série A. Só esqueceram-se de replanejar, visando a permanência na elite. A menos que tenhamos surpresas, Santo André, Avaí e Barueri devem passar pelo mesmo problema.

À medida em que há uma organização, por menor que seja, o desempenho melhora e o rendimento é outro. Vide Cruzeiro, Palmeiras, Internacional e (por incrível que pareça) Flamengo. Campeões estaduais, engajados em torneios internacionais e com uma boa diferença de pontos sobre os concorrentes (à excessão do Internacional). Isso porque não fizeram nenhum grande projeto, muito pelo contrário, mas prepararam-se mais adequadamente.

E, finalmente, quando o trabalho é sério, bem planejado e adequado. Quando um treinador é ótimo e tem o respaldo do clube para fazer o seu trabalho, dá certo. Vide São Paulo.

Nenhum comentário: