Contador Grátis

quarta-feira, 16 de junho de 2010

"Deixo assim ficar sub-entendido...

...Como uma ideia que existe na cabeça
e não tem a menor obrigação de acontecer"


Parece que a canção do inspiradíssimo Lulu Santos se encaixa com o que vimos e com o que NÃO vimos na seleção brasileira neste início de Copa do Mundo. A ilusão de um futebol bonito e eficiente realmente parece não ter a menor pretensão de dar as caras, mas fica suspenso, para os capazes de ler onde não há escritos, um ar de "vai dar certo, eu acredito!". Os versos parecem se encaixar como duas peças da mesma caixa de Lego.



E olha que a minha motivação para este post não foi o jogo em si, mas o que descobri algumas horas após o jogo. Pasmem, encontrei mensagens subliminares da Nike na camisa da seleção brasileira. Veja:


É ou não é de dar inveja na Disney?

Numa noite sem grandes pretensões, resolvi tirar a camisa com a qual torci e andei de lá pra cá. Eis que para minha grande surpresa, ao bater o olho na camisa estirada numa espreguiçadeira, tava o escrito me olhando: "orgulho e amor".


Estranho isso, até porque nas outras camisas não havia essa inscrição secreta. Ainda mais porque já existe uma outra inscrição, "nascido para jogar futebol", às costas. Tudo bem que esta última foi feita antes da convocação do Felipe Melo, mas...

É nessas horas, inspirado pelo que estamos vendo do Brasil e de todo mundo nessa Copa do Mundo (que eu, sem problemas, faço a simpática analogia à Culpa do Mundo) que eu me pergunto: O que demonstra AMOR e ORGULHO à seleção? Às seleções? Segundo o Dicionário De Letra na Bola ...

"AMOR E ORGULHO" - Diz-se da inscrição na camisa da seleção brasileira referente à temporada 2010. Demonstra minimamente as segundas intenções do patrocinador, das quais se deduz:
a) O verbete "amor" não se refere apenas ao que os atletas do ludopédico devem sentir por seus países. Faz referência ao sentimento de certos membros da imprensa¹ por críticas exacerbadas e muitas vezes infundadas em relação a alguns técnicos de futebol².
b) O verbete "orgulho" está ligado ao prazer de representar instituições e federações em eventos internacionais. Pode também ligar-se ao estado de espírito de alguns profissionais da área esportiva² que acreditam piamente em seu trabalho, a ponto de não se deixarem influenciar por terceiros¹, nem por segundos³, nem por primeiros4. Usualmente, para estas pessoas, coerência e incoerência são termos vagos e facinhos de confundir com João do Caminhão.

¹- Procurar por: "Craque Neto", "Milton Neves", "pessoas mal-amadas que queriam ser da Globo mas não são por incompetência".
²- Procurar por: "Dunga"
³ - Procurar por: "Opiniões sensatas e construtivas"
4 - Procurar por: "Mãe dele"

Para o próximo post, não percam! Prêmios e homenageados conforme prometido às vésperas da Copa.

Grande Abraço!

2 comentários:

estudiodaimaginaçao disse...

Disney é coisa do capeta. Sem mais.

Felipe Antunes disse...

Bom saber que um futuro jornalista está enxergando as incoerências e injustiças que a imprensa está cometendo. A maioria está comprometida com seus interesses e não com suas opiniões. Quanto ao Dunga, sou fã dele, mas admito que você também tem alguma razão.
Abraços