Contador Grátis

domingo, 15 de junho de 2008

Não pára, não pára, não pára !

O título engana o leitor. A crônica dessa semana não é sobre a nova música da torcida do Corinthians, mas sobre a seleção brasileira. O escrete canarinho (e que apelido feio, esse) deixou, simplesmente, de ser Brasil. Agora é um brasil qualquer. Não costumo ser saudosista, muito pelo contrário. Não me agrada aquele tipo de gente que só fala “que saudades daquele Bangu de 38” ou “do tempo em que essa seleção tinha sei-lá o-quê”. O futebol muda, os estilos mudam e é necessário que a mentalidade dessa gente também mude. O FUTEBOL NÃO PÁRA NO TEMPO.

Acontece, no entanto, que essa transformação do Brasil em brasil tem me incomodado bastante. A coisa já não é boa a partir do momento em que a gente ouve falar coisas do tipo “seleção que nada, eu sou Flamengo! “. O Brasil não está mais ligado à sua seleção, fora ano de Copa. O brasil não quer mais saber de Brasil. O BRASIL NÃO PÁRA MAIS O BRASIL.

Assistindo ao jogo contra o Paraguai (eliminatórias, 2 a 0 pros caras), não via nem mais o jogo. Comecei a querer entender o que se passa na cabeça de quem joga, de quem comenta e de quem assiste. Mas me parece, infelizmente, que só quem está de fora tá fazendo isso. Pararam de jogar que nem Brasil. O negócio agora é ser Inglaterra: Põe um monte de armários em campo e joga a bola por cima pra ver se alguém cabeceia. Futebol quadrado! O BRASIL NÃO PÁRA PRA ENTENDER O QUE TÁ ACONTECENDO.

Pelo lado dos que jogam, tenho a impressão de comodismo. Certos atletas aparentam a convicção de que não importa o resultado em campo, a amarelinha estará esperando por eles.Alô Dunga, renovar a seleção não é convocar novos velhos nem montar uma nova panelinha. A minha interpretação de Renovar é tornar algo novo, diferente, variado. É muita gente merecendo a vaga do Elano, do Josué, do Mineiro, do Luisão, do Gilberto, do Maicon e do Daniel Alves (esses dois últimos então, me dão até tremedeira!). E pra não dizer que eu só critico : Olha o Thiago Silva (pra zaga), o Cicinho (pra direita), o Kléber e o Marcelo (pra esquerda), o Hernanes e o Ramires (pra volante) ... faltou alguém? Ah, aproveita e avisa pro Robinho que o cargo dele de camisa 11 não é vitalício e, portanto, se não render o que rendia, tem uma galera batendo à porta dele também. A RENOVAÇÃO NÃO PODE PARAR.

Mais do que jogadores, falta ao brasileiro um motivo pra torcer pela seleção. O distanciamento da torcida em função dos poucos jogos aqui pode ser um motivo, mas será SÓ isso? Será que nessa seleção não falta alguém que seja uma referência pra quem acompanha, tipo o Ronaldinho, o Kaká, não sei! Quer dizer, até sei, mas falta o Dunga saber. Não dá pra esperar que todo jogo seja Robinho pra cá, Robinho pra lá, pedala Robinho ! Atenção galera, a seleção não tem sido, nem de longe, a verdadeira Seleção Brasileira. Perdeu o encanto, a magia. A SELEÇÃO DECIDIU PARAR DE SER A SELEÇÃO.PAROU. E, PRO NOSSO BEM E DE TODO FÃ DE FUTEBOL, NÃO PODIA ..

6 comentários:

Juh Oliveto disse...

"O distanciamento da torcida em função dos poucos jogos aqui pode ser um motivo, mas será SÓ isso?

Na verdade, meu caro, o verdadeiro motivo é um só: falta o Obina!


HAHAHA, brincadeiras à parte... Consegui, finalmente, ler todas as crônicas. Parabéns!
Virei leitora oficial.


Ia até comentar do jogo, mas Cabañas ainda me dá calafrios...

(agora quero ver quem vai begar que o Flamengo é a verdadeira Seleção! até o carrasco é o mesmo. hehehe)

Beijos!

Anônimo disse...

O pior é que não só no futebol, cada brasileiro tem o brasil (ou Brasil) que merece!
Bj,
Bia

Anônimo disse...

Acho que em poucas palavras você definiu o futebol brasileiro. É aquela coisa sem graça, sem emoção, sem raça!!!!!! Eles simplesmente jogam sem querer vencer, ou no mínimo oferecer um bom espetáculo ao torcedor.
Continuando assim, estaremos em breve na 2ª divisão do futebol mundial.

Parabens, Bernardo vc sintetizou muito bem o sentimento de todos nós, relativamente à seleçãozinha.

Abs.
Antônio H.

Anônimo disse...

Que seleção que nada, eu sou colorado!!!

;D só pra registrar...
Parabens cabeça
Abraço

Anônimo disse...

coleee cabeça.. muito manero teu blog.
no próximo post tem que falar do Ronaldinho Gaúcho no Inter ahahha.. abração lek!

Golaço disse...

Fala Bernardo..
Na verdade sem maestro não tem sinfonia..o Dunga não sabe nada..
não sabia nem onde o adversário Heinze da Argentina atuava dentro do campo..
Mas tá valendo.. gostei da tua crônica e espero que as coisas mudem,ou então seremos engolidos em Pequin e também na África do Sul.

Um abraço,

Kadu Braga