Contador Grátis

quinta-feira, 26 de junho de 2008

O Futebol e os clichês - Parte 1

Amigos e leitores do De Letra na Bola,Vou tentar lançar uma série de crônicas com a mesma temática : Clichês no futebol. Existe uma diferença que eu queria esclarecer, no entanto. A série não é clichês DO futebol, é NO futebol. Ou seja, frases clichês do nosso cotidiano aplicadas à realidade do mundo do ludopédico (mais um sinônimo bizarro pra futebol). A diferença dessa série pras outras crônicas que eu publiquei vai ser a mistura do futebol com comentários não necessariamente esportivos. Embarcando ...

O Futebol e os clichês – Parte 1
“Não tem menor não ?”

Esse é um daqueles clichês que todo cliente odeia e todo vendedor sabe que é chato, mas fala porque é necessário. É quase inevitável. A frase é meio divisora de águas, separa dois lados da moeda (sem trocadilho) : O esnobe e o sem-troco, o humilde e o que não sabe ser, o mocinho e o bandido. Frase pegajosa ... Pode reparar, toda vez que essa frase aparece, alguém fica sem graça. Não por maldade, mas se na sua carteira não tem outra cédula, é claro que a gente se envergonha em ter que pagar assim (mesmo sabendo que, só por vingança, o troco pode vir em moedas). Por outro lado, se você vende algo e tem que dar um troco algumas vezes maior do que o próprio valor da coisa, é claro que sua buchecha vai dar uma certa corada. Primeiro por ter que perguntar, segundo pela impressão de que o consumidor é tão pobre quanto o Silvio Santos. Deu pra entender ?

Quer ver como funciona o esquema? Experimenta comer uma promoção do Mc Qualquer Coisa (pode até ser com batata grande) e pagar com uma nota de cinqüenta. Tenta pagar a passagem do ônibus com vinte reais. No entanto, se coloca no lugar de quem vende ... aquele caixa que nunca tem troco pra nada. Vai que uma alma caridosa resolver ter a tal menor ..

Olha, por exemplo, o caso dos clubes europeus quando vêm comprar jogador aqui. Se o time brasileiro oferece um craque das divisões de base, 18 anos, qual a reação do empresário? Não tem como escapar:
- 18 anos ... não tem menor não ? Dezoito já é muito ...
Depois desses últimos jogos da gloriosa seleção do Dunga, confesso ter me coçado pra poder perguntar a ele se não tem futebol menor ..

Nenhum comentário: