Contador Grátis

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Eco ...

Me lembro muito bem. Ainda estávamos nas primeiras rodadas do campeonato brasileiro, e a equipe da Rádio Globo foi fazer um programa “ao vivo”, onde o Eraldo Leite falava direto da PUC, pelo globomóvel. Fazendo um link, o Garotinho comandava o programa direto do Engenhão, onde jogariam Corinthians e Botafogo pela Copa do Brasil.Me empolguei, é claro, e me ofereci para fazer uma pergunta ao ídolo José Carlos Araújo. Tudo muito em cima da hora, então não tive tempo para elaborar uma pergunta mais filosófica. Na hora, nervoso por ouvir minha própria voz com o tradicional “delay”, saiu :

- Garotinho, o que esperar dos times cariocas nesse campeonato brasileiro?

Na hora que o microfone da repórter se afastou de mim, só passava pela minha cabeça que eu tinha sido meio imbecil. Afinal, tudo indicava que eu havia feito uma pergunta da qual eu mesmo sabia a resposta. O simpático locutor respondeu de forma genérica e não quis profetizar, mas falou o que eu esperava ouvir. Apesar disso, passadas 19 rodadas – exatamente a metade – do Brasileirão, vejo que a pergunta não era tão óbvia. Vejam...

Dos quatro times cariocas, o Vasco era o mais previsível dos quatro. Cheio de problemas administrativos e carências no elenco, não era de se esperar que a equipe de São Januário fosse muito além da Copa Sulamericana. Brigando contra o rebaixamento, o Vasco ainda tenta uma ascensão, mas esbarra na irregularidade geral.

O Botafogo, apesar da boa campanha no Campeonato Carioca, começou a competição dando sintomas de sofrimento para a torcida. Cheguei a pensar (e dizer aqui no blog), inclusive, que seria uma das quatro equipes que cairão para a Segunda Divisão no ano que vem. Com a chegada de Ney Franco, no entanto, o time reencontrou seu bom futebol e, conseguindo mantê-lo, deve acabar no famoso G-8.

O Flamengo, após a trágica partida contra o América-MEX, começou a competição com um gás invejável motivado pela chegada de Caio Júnior ao comando. Naquela época, jogava um futebol não bonito, mas eficiente o bastante para mantê-lo na liderança por longas 10 rodadas. Por isso, a previsão era de, pelo menos, uma vaga na Libertadores – os mais otimistas cogitavam o título. Entretanto, a venda de três titulares e a demora da diretoria para trazer reforços levou-os a uma queda vertiginosa – no rendimento e na tabela. Pra onde vai, a partir de agora, o time da Gávea, ninguém sabe.

O Fluminense, então, nem se fala. Uma linda campanha na Libertadores e um time que tinha tudo para figurar o G-4. Atacantes renomados, um meio-campo consistente e uma defesa equilibrada. No mínimo, a previsão era a vaga na Libertadores do próximo ano. E agora, com o time em penúltimo, afundando-se em crise, trocando de técnico e perdendo um jogador atrás do outro, o que prever?

Se a minha pergunta antes era óbvia, agora ela parece fazer eco na cabeça de todo mundo ...

Nenhum comentário: