Contador Grátis

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Pra cima deles, Brasil !

Amigos e leitores do DLNB,
Após três (quase quatro) semanas sem escrever uma vírgula sequer, volto às publicações. Hoje, deixo aqui o texto que escrevi para o jornal DIÁRIO DE PETRÓPOLIS dessa quinta-feira (7/8). O texto fala um pouco sobre a seleção olímpica masculina de futebol .. Não é bem uma crônica, mais uma análise.Vamo nessa ?
(OBS ORTOGRÁFICO: O "mais" com "i" foi proposital. Não é "mas")

PRA CIMA DELES, BRASIL !

Às vésperas do começo de mais uma edição das Olimpíadas, é impossível não pensar no que será da Seleção de futebol masculino. A equipe de Dunga tem dupla missão em Pequim: Carregar nas costas a responsabilidadede trazer a inédita medalha de ouro, ao mesmo tempo em que tenta diminuir a carga de críticas sobre o técnico.

Quanto ao seu cargo, o técnico já afirmou que se sente bem e que não se preocupa com o risco de deixá-lo. No entanto, vejo a situação por outro prisma: Em função dos últimos resultados da seleção principal, a pressão pela convocação de alguns atletas e sua falta de experiência como comandante, a perda olímpica pode balançar ainda mais a corda bamba na qual ele vem se equilibrando.

Pensando, agora, no que nos interessa – a conquista do ouro-, não vejo como algo sobrenatural a missão da nossa seleção (que, para muitos, é melhor do que a principal). Muito pelo contrário. É uma grande equipe, e não fica atrás da badalada Argentina de Lionel Messi. Mesmo com os cortes de Kaká e Robinho, a base da equipe ainda é muito superior aos adversários que devem aparecer no caminho da Seleção.

Quem assistiu aos amistosos preparatórios pôde constatar que, apesar da fragilidade dos oponentes (Cingapura e Vietnã), a equipe primou pelo toque de bola, abertura de espaços e pela busca de um entrosamento que é necessário para trazer a tão desejada medalha.

A nós, cabe torcer para que a vaidade dos salários europeus e o individualismo sejam abafados, na vontade e no intuito de fazer a bola rolar redondinha nos gramados de Pequim.

Sob a batuta dos pés de Ronaldinho Gaúcho, a chance de dar a volta por cima e fazer feliz uma nação que espera ansiosamente pelo único título que ainda lhe falta comemorar.


Pra cima deles, Brasil !

Nenhum comentário: