Contador Grátis

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Nossos representantes

A Libertadores da América, esse ano, promete emoção para todo bom fã de futebol. Vale lembrar, são cinco os clubes brasileiros que disputarão a competição: São Paulo (Campeão Brasileiro); Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro (pelo ranking do Brasileirão) e Sport (Campeão da Copa do Brasil).

Mais fraco dentre os “privilegiados”, o Sport ainda não me convenceu de que está à altura de representar nosso país na competição. Olhando a escalação da equipe e a lista de reforços, na qual o principal nome é o de Paulo Baier, não me parece provável que a equipe passe de um terceiro lugar no grupo. Classificariam-se, provavelmente, a LDU e o Palmeiras (caso passe pela primeira fase).

São Paulo e Grêmio, os times que melhor se reforçaram para o torneio, não encontrarão dificuldades para se classificar – e bem. Não existe, nos grupos, outros times que estejam sequer ao nível dos paulistas e gaúchos.


O Grêmio trouxe o artilheiro Alex Mineiro e alguns outros bons jogadores para compor seu elenco, como o atacante Jonas. O São Paulo, pelo contrário, tratou de trazer reforços de peso para ser tetracampeão da América: Arouca, Júnior César, Washington, Wagner Diniz e Jadílson (ex-Cruzeiro). A excessão seria Renato Silva, que me parece muito abaixo do nível técnico e disciplinar do seu novo time.

O já citado Palmeiras tem tudo para fazer uma boa campanha se conseguir passar pelo chatíssimo Real Potosí. Não pelo time, que é fraco, mas pela altitude onde joga. A sensação de estar acima de três mil metros de altura pode prejudicar o bom time de Vanderlei Luxemburgo na chamada “pré-Libertadores”.

Por fim, o Cruzeiro. A equipe de Adilson Batista fez contratações não tão chamativas quanto os outros, mas pontuais dentro das necessidades do elenco. O destaque vai para o ex-Botafoguense Wellington Paulista, que pode fazer uma ótima dupla de ataque ao lado do jovem Guilherme.

Esta Libertadores vai pegar fogo!

Nenhum comentário: