Contador Grátis

terça-feira, 2 de junho de 2009

"Obina! Tudo pode acontecer..."




O Flamengo, na última semana, desfez-se temporariamente do limitado atacante,mito e lendário Obina. O atacante agora veste verde-palmeira e já em seu segundo jogo saiu do jejum: fez gol e teve seu nome gritado pela torcida alviverde.

Não acho que ele devesse ou deva ser tão maltratado pela torcida rubro-negra. Todo mundo sabe que Obina não é melhor que o Eto´o, não tem tantos recursos com a bola nos pés e tem problemas com seu peso. Apesar disso, o atacante foi a grande solução encontrada pelo Flamengo nos últimos 3 ou 4 anos para a carência de ídolos. Há quanto tempo não se via um apelo tão forte da massa por um jogador? Mesmo em seu tempo de vacas magras, as pixotadas de Josiel ainda pediam sua entrada em campo. É aquela velha história: "Põe o Obina, pô! Do jeito que ele dá sorte e tem estrela, vai que ele faz alguma coisa boa nesses últimos minutos..." E eu não tenho a menor dúvida de que, caso fizesse um gol, ele voltaria a ser melhor que o camaronês, ainda que por alguns minutos.

E não é só isso. Obina não é simplesmente um sortudo adotado pela galera. Ele deu motivos para ser o que é (agora, era). De 2005 pra cá, o baiano participou de 4 títulos (influenciando diretamente em três) e fez um gol que valeu por todos os títulos: aquele contra o Paraná, aos 47 do segundo tempo, livrando a equipe do rebaixamento. A saída de Obina é boa para todos, após tanto tempo numa relação desgastada com o Flamengo, para onde possivelmente ele voltará - e não será pela porta dos fundos, por onde injustamente saiu.

Um misto de bisonho e amuleto, este é Obina. Sinceramente, não só pelo que fez em campo mas pelo carisma e pela simpicidade, torço - e muito - por ele. Queria vê-lo fazendo o que algumas pessoas imaginaram: Levar o Palmeiras ao título da América e à final do Mundial, onde ele enfrentaria seu "sósia" do Barcelona e faria o gol do título de canela, quase sem querer. Ou alguém duvida que ele tenha essa capacidade? Já diria o ótimo narrador João Guilherme, "Obina! Tudo pode acontecer..."

Aliás, o que diria o baiano para o craque? Seria algo como " Meu nome é Obina e muita gente me acha melhor que você. Me dá sua camisa no fim do jogo?"




P.S - Nada contra os outros times brasileiros da Libertadores, mas essa cena que descrevi acima é algo que eu queria muito ver.

Nenhum comentário: